sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dani feat. Bruna

Quando crianças, sonhamos em ser cavaleiros ou princesas. A medida que envelhecemos, nossos sonhos mudam, as fantasias assim como as pessoas amadurecem, porém as “ fugas “ da realidade continuam a existir. Fugimos por simples lazer e diversão ou fugimos porque não temos coragem suficiente para vivermos verdadeiramente e alcançarmos por nossos reais méritos o que buscamos e desejamos?

Essa fuga da realidade serve as vezes como uma válvula de escape. Seu dia no trabalho foi horrível, tudo esta dando errado, ai você senta um pouco e começa a imaginar certas situações, locais, pessoas, coisas que você gostaria que acontecesse, entra totalmente nessa ilusão até se acalmar e ficar tudo bem, então você sai desse mundo de fantasias, volta para mundo real e segue em frente. Complicado não? Talvez. É uma forma muito interessante de se lidar com os problemas, porém também pode ser perigosa. Sentar, imaginar um pouco, ‘viajar’ por pensamentos em busca de momentos de prazer sem se desvirtuar de modo irresponsável de seus compromissos tudo bem. Mas e quando não se consegue mais distinguir a realidade da irrealidade? Pessoas se perdem nesse mundo infindável que é a fantasia mental, ou pior, viram dependentes dela. Elas passam a achar que somente na vida que criam é que possuem capacidade para tais realizações e simplesmente desistem de tentar vencer na vida real. É o caso do depressivo. Uma pessoa que sofre de depressão cria uma realidade só dela, onde normalmente ela é a vitima. O depressivo alega sempre não conseguir fazer determinadas ações e a culpa é sempre da doença, vive em um mundo onde pensa que faz tudo para sair de lá, mas na verdade não faz nada. Quando uma pessoa acredita piamente na ilusão que criou ao seu redor, dificilmente vai ser de lá.

Princesas e cavaleiros não se enquadram nas fantasias que geram depressivos, pelo contrário. Esse tipo de fuga pode ser considerado um mero lazer ou até um benefício. É divertido imaginar o futuro através de sonhos. Muitas vezes esses sonhos viram planos, que viram metas e por fim, realidade. Quem nunca ouviu dizer que quanto mais se deseja uma coisa, mais fácil de alcançar fica? Sou um desses que acredita que sonhar pode ser um artifício que leva ao sucesso. O sonho me inspira, como a muitas pessoas, a lutar pelo que tanto desejo. Pessoas como eu, não se contentam enquanto não igualarem a vida imaginada com a vida concreta e usam o sonho como uma força a mais e uma inspiração que auxiliam diariamente nas tarefas e nos desafios a que somos submetidos.

Tudo na vida tem seus dois lados. E para um sonho não é diferente, tu podes optar por lutar em busca desse sonho ou apenas se alimentar dele de uma maneira doentia. Podes ser uma pessoa sem expectativa alguma ou alguém que mesmo que não consiga realizar seus maiores objetivos, consiga aproveitar toda a beleza que uma fantasia pode proporcionar. Não existe fórmula secreta de como se deve sonhar. Se sonhar é algo totalmente fantasioso, os resultados obtidos através dele são totalmente reais e isso implica um certo cuidado com esse ato tão espetacular. Como sou um usuário assíduo da fantasia, indico a todos que se deliciem com o sonho, porém que nunca se iludam a ponto de não mais viver a realidade, que cá entre nós, também é extraordinária.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tem para onde fugir.. Sonhar é fantasiar. E concordo quando você diz: "Tu podes optar por lutar em busca desse sonho ou apenas se alimentar dele de uma maneira doentia." O difícil é saber entender quando isso está se tornando um problema ou um simples objetivo. Mas como diz Belchior: "Viver é melhor que sonhar..." Muitas vezes nos frustramos de tanto sonhar e nada do que desejamos se concretizar. Almeje, lute e realize, esse é o lema.. Mas seja um autocrítico para com você mesmo.. Porque tudo na vida se passar da medida certa, acaba sendo um prejuízo..

Bruno Fejão disse...

Bá, eu não me considero nada depressivo, mas concordo que muitas vezes a fantasia me "supri" várias necessidades. Não levando para o lado malicioso, mas digo sobre coisas que só em "sonho" realmente acontece. Acredito que se for de uma maneira saudável, não faz mal a ninguém viver às vezes no seu mundinho da ilusão! haha

 
cuidado com a bagunça. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino