segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seduzir é enganar ?

Tenho uma cadeira eletiva muito legal esse semestre. Propaganda Subliminar. Ainda estou na introdução de toda a idéia real da cadeira, então estou primeiro na discussão sobre a atividade da consciência e a da inconsciência em certas situações. Já falamos sobre sonho, sobre os lapsos de memória e atos falhos, dentre outros.
O que mais me chamou a atenção, eu sendo uma estudante de publicidade, curso tão rotulado por ser onde aprendemos a manipular as pessoas e enganá-las, foi a afirmação de que seduzir é enganar.
Querendo ou não, é uma enganação consciente, nós nos deixamos ser levados pelo que nos é mostrado, mas mostrado resumidamente, não num todo.
Na publicidade, eu usaria o perfeito exemplo das propagandas de cigarro,hoje já proibidas por incentivarem o uso de uma droga, mas que mostrava o cara andando de cavalo ou fazendo bumg jump e no final, fumando um cigarro, nos relacionando diretamente com liberdade, prazer, coisas boas e nos privando de pensar em consequências como o câncer, problemas de pele e até a perda dos dentes. Mas se isso é visto por um não fumante, a "enganação" não funciona como tem que funcionar, não faz efeito algum, só te vêem as coisas ruins que tu liga com o consumo de cigarro.
Já no girl's real world, se apaixonar pode ter o mesmo processo, não? Pensei sobre isso, colhi informações(lê-se analisei pessoas) e me baseei até mesmo em minhas experiências no caso. E sim, se apaixonar tbm é se enganar. Não que muitas vezes essa enganação não nos faça feliz mas de qualquer maneira, nos deixamos levar com muitas coisas em relação a isso. Tu conhece um gatinho na balada e logo de cara, vê que ele tem lindos olhos azuis. Pronto, tudo depois dali é transformado em "lindos olhos azuis". Pega o detalhe que tu quer e transforma no todo, mais cientificamente falando, uma metonímia(queria muito usar essa palavra no post, SORRY).
As pessoas vêem tudo. A enganação é aceita por nós mesmos, nos deixamos enganar pelo que é mostrado resumidamente, porque sabemos o resto e não queremos ver, nos focamos numa coisa e deixamos pra lá tudo que "não importa" no momento ou é mero detalhe.
A enganação na publicidade ou no amor é culpa nossa, bem ou mal. Nós que fazemos com que ela funcione, nós é que deixamos ela nos envolver. E isso não é ruim, nem bom, é apenas a verdade. Cientificamente falando.

FICA A DICA!

4 comentários:

Kim Lunardelli disse...

a paixão é uma doença vizinha!
parece teu vizinho escrevendo, acho que tu finalmente tá aprendendo :D

bejao, continua, futuro tem, as portas existem, só te falta abri-las

Anônimo disse...

maravilha!
até fui ver a etimologia! descobri que "seduzir" vem do latim "seducere"

se- away, aside
ducere to lead

sem forçar: "to lead astray"

da margem a interpretações variantes. algo como "levar alguém a um comportamento imoral" (persuadir, corromper). ou, tornando mais brando: "fazer acreditar em uma inverdade".

de fato, encaixa-se bem nessa tua área!
beijos

Bruna disse...

anonimo sempre presente aiudhuiadhiaudhuiadiaudhaduh quem é?

André Mezzomo disse...

muito boa a comparação fe!
parabéns!
bjos!

 
cuidado com a bagunça. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino