quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Triste realidade

Semana passada um amigo me falou sobre um documentário que estava assistindo em aula, A Corporação, me comentou que era interessante mas que era muito triste ver a realidade do nosso planeta. Bom, essa semana eu resolvi assistir e agora venho aqui dizer para vocês que acompanham o blog assistirem também.


O documentário fala sobre as grandes corporações e como elas dominam o nosso planeta, entra em certos dilemas do que seria bom ou não e mostra como elas afetam a nossa vida. Vou contar para vocês alguns fatos que o documentário apresenta.


Todo mundo conhece a Fanta Laranja né? Produto da Coca Cola e tal, vocês sabem o motivo pelo qual a Fanta foi criada? Na época do nazismo a Coca não podia mais ser vendida na Alemanha e como eles não queriam perder o mercado criaram a Fanta Laranja apenas para continuar com os seus lucros. A Fanta nada mais é que uma bebida nazista. Bom, das historias que o documentário mostra, essa é a, como todo mundo diz, a “menos pior”. Vamos agora as que chocam a gente.


A Monsanto certa vez resolveu produzir um hormônio que quando aplicado nas vacas fazia com que ela produzisse mais leite. O que a Monsanto não fez foi publicar as reais pesquisas deste hormônio. Ele causava diversos tipos de problemas para vaca e consequentemente para os humanos. Além do mais, as vacas sofriam muito por causa deste hormônio, sentiam dor, e quando iam retirar seu leite, saía um pus com bactérias que ia parar direto no leite que crianças e adultos tomavam depois. Um grupo da Fox que tinha um programa titulado de “Os Investigadores” resolveu falar sobre esses estudos falsos e mostrar os verdadeiros, mostrar como este leite produzido através do hormônio da Monsanto era prejudicial, mas o que acabou acontecendo? O programa foi editado mais de 80 vezes a pedido dos diretos da Fox e donos da Monsanto, até que então “Os Investigadores” foram demitidos acusados de enfrentar a corporação.


Daí por diante vocês já podem imaginar os outros casos deste documentário. É incrível o que pessoas são capazes de fazer para obter um pouco mais de lucro. Enriquecer a custa da vida de outras pessoas. A questão que ficou na minha cabeça quando terminei de assistir é, o que eu posso fazer agora? Como eu posso mudar nem que seja um pouco essa realidade? No documentário chegam a falar que o poder que temos é, por exemplo, deixar de consumir o produto dessas corporações, mas quantas pessoas no mundo são tão idealistas assim? Quero dizer, é como as pessoas que viram vegetarianas para não matar os animais, mesmo assim vão continuar matando e cada dia mais. Então do que adianta o meu esforço? Claro, é errado quando pensamos desse jeito, e por muita gente pensar assim é que não conseguimos mudar nada.


Bom, pensem nisso também e se puderem assistam “A Corporação” é muito interessante mesmo. Aqui vocês podem conferir o trailer:


6 comentários:

Lukinhas disse...

Triste realidade, muita gente não se importa com os outros para obter lucro.
Fico triste pelo fato dos inventigadores serem demitidos, ainda mais com o que fazem com os animais.


- Muito bem escrito o post amorzinho! (LL)

Fernanda disse...

Demais, adorei MESMO..
isso mexe com os publicitários que se juntam a essas corporações sem saber o que realmente está sendo vendido!
Vou baixar o documentário, CERTO!

XOXO..

Anônimo disse...

que baita amigo esse teu hein..um baú de grandes idéias pro blog ;P

pra variar, bem legal!

Cris... disse...

quer dizer que, quando eu tomo uma Fanta laranja no bar da esquina (coisa que nunca aconteceu), eu estou apoiando o nazismo?. Já ouvi falar desse documentário mas nunca assisti. Mas nesse caso da Fanta, vejo que foi apenas uma jogada de mkt pra não perder o mercado, não como um apoio ao nazismo. Toda e qualquer empresa visa o lucro (o termo certo é a maximização de seus ativos, como aquisições de novas empresas (coisa que o google faz diariamente)), e esse é o capitalismo que vivemos!!!. Quer socialismo? divisão de tudo para todos? Conhece a China? Coreá do Norte? Laos? Cuba? são exemplos de países que não bateram no peito e disserem "somos capitalistas, welcome Mr. Dollar".

Bruno Fejão disse...

Olha, essa matéria também foi muito bem escrita. Concordo com o Lukinhas que foi um absurdo os investigadores terem sido demitidos e mais que isso vou me atrever a fazer um comparativo forte. O mundo é movido por dinheiro e muitas pessoas se matam por causa dele. Um traficante por exemplo, não mata um consumidor por 50g de maconha. Ele o mato pelos R$ 50,00 que o consumidor fica o devendo. Para ele, pouco importa se a droga vai fazer mal para o consumidor, se isso pode afetar na sua vida, na sua família etc. O traficante está ali afim de ganhar seu dinheiro e apenas isso. Se for preciso ele mata parceiros de trafico, pessoas inoscentes, consumidores e quem vier pela frente. Assim, ao meu ver acontece com a Monsanto. Pouco se importa com que as vacas irão passar e muito menos com o mal que isso faz pro Ser Humano ao colocar hormonios no animal. Pensam apenas em lucro, nem que para isso tenham que tirar "investigadores" de seus empregos. A linha de raciocínio é simples, pessoas ditas como inteligentes, formadas, donas de empresas etc têm o mesmo pensamento que analfabetos traficantes de morro. Lastimável, mas essa é nossa realidade.

Bruno Fejão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
cuidado com a bagunça. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino